sábado, 24 de setembro de 2011

Vôlei de Praia

O voleibol de praia evoluiu a partir dos jogos de voleibol disputados socialmente na praia de Santa Mónica na Califórnia, EUA, na década de 1920, tendo chegado à Europa na década seguinte.
Apesar disso, temos notícia da prática do Volêi de Praia nas areias da antiga Praia do Caju no Rio de Janeiro nos anos de 1950 por membros da Polícia do Exército e remadores do São Cristóvão de Futebol e Regatas.
Na década de 1940, disputavam-se dois torneios amadores na praia de Santa Mônica onde mais tarde tentou, sem sucesso, começar um campeonato profissional. Ainda em Santa Mónica, durante a década de 1970 começaram a realizar-se alguns torneios profissionais, patrocinados por empresas de cerveja e cigarros.
Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, o voleibol de praia passou a integrar o programa Jogos Olímpicos. Na categoria feminina, a primeira medalha de ouro na modalidade foi conquistada por uma dupla brasileira, Jacqueline SilvaSandra Pires, tendo como vice-campeãs as também brasileiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel. A dupla de portugueses Miguel Maia e João Brenha conseguiu duas quartas posições consecutivas, nos jogos de 1996 e de 2000. 


Fundamentos do voleibol



Saque
O jogador lança a bola de trás de sua linha de fundo direto para a quadra adversária. O golpe pode ser dado de baixo ou de cima. O sacador pode bater na bola já sobre sua quadra, desde que esteja suspenso no ar e tenha tomado impulso atrás da linha de fundo .  Na Olimpíada bola pode tocar a rede, o quê já é permitido em outras competições. O time do sacador não pode atrapalhar a visão do s adversários, colocando as mãos acima da cabeça por exemplo.


                               
                                                                                          
                                               Manchete

Jogada de recepção e defesa; o defensor coloca as duas mãos, parcialmente fechadas, juntas e abaixo da cintura e amortece a bola pelo o adversário, no saque ou numa cortada.







                                           Levantamento
Em geral aplicado em seguida a recepção, o “toque” é dado acima da cabeça, com a ponta dos dedos, colocando  a bola em posição para ser atacada.





                                                 Cortada

Jogada contundente, decisiva para um ponto. O jogador salta e, com uma das mãos aberta, golpeia a bola de cima para baixo.
 


                                                   Bloqueio
Um,  dois ou três jogadores de ataque saltam junto a rede, com os braços estendidos, para impedir que a bola lançada pelo adversário passe para o seu campo. Não pode ser executado no saque, não é contado como um dos três toques que o time tem direito para cada jogada e o próprio jogador que executou ou pode dar o toque seguinte.  

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

   HISTÓRICO DO HANDEBOL



O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suiça e Alemanha.

HISTÓRICO DO BASQUETEBOL



A invenção do basquetebol é atribuida ao Pastor Presbiteriano canadense James Naismith, professor de Educação Física na Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Springfield, no estado de massachussetts, nos Estados Unidos da América no ano de 1891. No rigoroso inverno norte americano, os alunos não podiam sair ao ar livre para prática de esportes. Por isso, um grupo encomendou ao professor James que elaborasse um jogo para ser praticado em espaços fechados.

HISTÓRICO FUTSAL

                                                     

Brasileiro ou uruguaio? É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do futsal,que surgiu com o nome de futebol de salão e em 1989, quando passou para a tutela da Fifa, ganhou o nome de futsal. Alguns contam que o futsal apareceu na década de 30 na ACM (Associação Cristã de Mocidade) de Montevideu e que seu criador teria sido o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, falecido no ano de 1996. Outra corrente afirma que a modalidade surgiu foi na ACM de São Paulo, praticada por alguns jovens em campos de basquetebol. O certo é que o futsal foi regulamentado e começou a ser praticado realmente no Brasil.
            

HISTÓRICO VOLEIBOL

.
O voleibol é considerado um jogo de quadra entre duas equipes de seis jogadores cada uma, que consiste em bater uma bola com as mãos para o lado contrário, por cima de uma rede. Atualmente, o voleibol é bastante popular no Brasil, inclusive nossas seleções femininas e masculinas estão entre as melhores do mundo.