sábado, 24 de setembro de 2011

Fundamentos do voleibol



Saque
O jogador lança a bola de trás de sua linha de fundo direto para a quadra adversária. O golpe pode ser dado de baixo ou de cima. O sacador pode bater na bola já sobre sua quadra, desde que esteja suspenso no ar e tenha tomado impulso atrás da linha de fundo .  Na Olimpíada bola pode tocar a rede, o quê já é permitido em outras competições. O time do sacador não pode atrapalhar a visão do s adversários, colocando as mãos acima da cabeça por exemplo.


                               
                                                                                          
                                               Manchete

Jogada de recepção e defesa; o defensor coloca as duas mãos, parcialmente fechadas, juntas e abaixo da cintura e amortece a bola pelo o adversário, no saque ou numa cortada.







                                           Levantamento
Em geral aplicado em seguida a recepção, o “toque” é dado acima da cabeça, com a ponta dos dedos, colocando  a bola em posição para ser atacada.





                                                 Cortada

Jogada contundente, decisiva para um ponto. O jogador salta e, com uma das mãos aberta, golpeia a bola de cima para baixo.
 


                                                   Bloqueio
Um,  dois ou três jogadores de ataque saltam junto a rede, com os braços estendidos, para impedir que a bola lançada pelo adversário passe para o seu campo. Não pode ser executado no saque, não é contado como um dos três toques que o time tem direito para cada jogada e o próprio jogador que executou ou pode dar o toque seguinte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário